Na quinta-feira, dia 14/11, o PRF Antonio Mendes De Souza, da 7ª Delegacia em Porangatu, formou-se no Curso de Gerenciamento de Crise e Negociação em Ambiente Prisional, ministrado pela Secretaria de Estado da Administração Penitenciária e Justiça (SAPEJUS/GO). O diretor financeiro do Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais em Goiás (SinPRF-GO), Paulo Afonso da Silva, participou da solenidade com representante do Sindicato.
Com disciplinas que abordavam temas como mediação de conflitos, inteligência prisional, direitos humanos, entre outros assuntos, o curso teve carga horária de 130 horas e aconteceu entre os dias 29 de outubro a 14 de novembro. Para o PRF Mendes, o curso foi de suma importância para sua formação como policial por trabalhar o gerenciamento de crises. “Até então, eu não tinha noção da importância deste curso para nós PRFs. Entre os anos de 2006 e 2007 tivemos vários conflitos na BR-153, no norte do estado, com movimentos do MST e MAB. Em uma ocasião, a BR ficou interditada por quase 10 horas e nós tivemos muitas dificuldades, visto que não possuíamos nenhuma experiência com esse tipo de movimento”, argumentou.
O PRF ainda tem no currículo outra formação em gerenciamento de crise, em curso ministrado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Mendes sugere que os PRFs deveriam ter esse tipo de aprendizado no curso de formação. “No período que estive com a Senasp, pude observar o relato de vários colegas PRFs de todo o Brasil relatando dos problemas e dificuldades encontrados, relacionado aos conflitos nas BRs de nosso País. Devemos levar essa preocupação ao setor do DPRF responsável pela formação dos novos PRFs, para que fossem incluídos nas matérias do curso de formação temas relacionados ao Gerenciamento de Crise, não nos moldes do que eu fiz, mas de uma forma a trabalhar com grandes movimentos”, analisa Mendes.
O SinPRF-GO considera pertinente a colocação do PRF Mendes e irá encaminhar a sugestão ao DPRF. Veja abaixo vídeo sobre a realização do curso e fotos da formatura e do certificado do PRF.
Clique aqui e veja o Certificado do PRF.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |








