Sessão solene celebra os 65 anos da Declaração Universal dos Direitos do Homem e homenageia a PRF/GO
Em uma iniciativa do presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa, deputado Mauro Rubem (PT), foi realizada na noite dessa segunda-feira, 9/12, sessão solene em homenagem aos 65 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Com o tema "Por Todos Os Nossos Direitos", a solenidade foi presidida pelo deputado Major Araújo (PRP).
No total, 105 pessoas e instituições foram homenageadas pela sessão, com diplomas de Honra ao Mérito. Entre elas, o PRF Fabrício Rosa, que representou a Comissão De Direitos Humanos da Polícia Rodoviária Federal em Goiás, sendo um dos destaques da área no Estado de Goiás em 2013.
Estiveram presentes na solenidade o presidente do Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais em Goiás (SinPRf-GO), Renato Dias; o diretor financeiro, Paulo Afonso e o diretor parlamentar, Felisberto Tavares. O Superintendente Regional da PRF, Inspetor Julio Sezar Gomes Ferreira, também participou da cerimônia.
Discurso
Da tribuna, Mauro Rubem lembrou os 65 anos da aprovação da Declaração Universal dos Direitos Humanos pela Assembleia Geral das Nações Unidas. "Em seu artigo primeiro, o texto registra que todas as pessoas nascem livres, iguais, e devem agir com espírito de fraternidade."
Mauro Rubem explicou que a sessão homenageia todos aqueles que lutam em prol dos direitos humanos, nas áreas da saúde, segurança pública educação, direitos sociais e direitos dos animais. "A satisfação hoje é maior porque homenageamos entidades e instituições do poder público que lutam pela igualdade de direitos e pelo respeito à vida humana, nas áreas de segurança pública, igualdade racial, dentre outras", completou.
Em seu discurso, o parlamentar abordou tópicos sobre segurança pública, lembrando que Goiânia figura na lista das cidades mais violentas do mundo e que o número de homicídios em Goiás já ultrapassou a cifra de 500 vítimas, em 2013. O deputado defendeu a limitação da carga horária dos policiais, bem como a federalização da investigação de casos de violação de direitos humanos. "O pedido de federalização de mais de 80 crimes foi requerido, no início de 2013, ao procurador-geral da República à época, Roberto Gurgel."
Mauro Rubem também se disse solidário aos juízes e promotores cujo mister inclui apurar os casos e julgar os acusados de crimes contra os direitos humanos, a despeito de possíveis ameaças à integridade física dos magistrados.
Ao final de seu pronunciamento, o parlamentar falou sobre a defesa dos direitos dos animais, data comemorada na mesma data do aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A ARPA Brasil (Associação Pela Redução Populacional e Contra o Abandono de Animais) foi uma das instituições homenageadas.
Com informações do Portal da Alego



