Ricardo Berzoini (PT-SP), exerce seu 4º mandato como deputado federal, é bancário e tem 54 anos. Parlamentar com origem no movimento sindical, foi coordenador da executiva nacional dos bancários, presidente da Confederação dos Bancários da CUT e do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. Filiado ao PT desde a fundação, foi secretário-geral, membro do diretório nacional e presidente nacional do partido.
Político articulado, foi ministro da Previdência no primeiro mandato do presidente Lula, tendo conduzido a Reforma da Previdência. Assumiu também o Ministério do Trabalho, quando fiscalizou a primeira etapa do Fórum Nacional do Trabalho (FNT), colegiado criado para promover o diálogo e a negociação sobre a Reforma Sindical e Trabalhista.
Especialista em finanças públicas, atua com desenvoltura no Parlamento, especialmente em temas relacionados à área de tributos e finanças. Foi vice-presidente da Frente Parlamentar Mista para o Fortalecimento da Gestão Pública. Crítico do modelo econômico neoliberal tem sido um defensor da necessidade de o Congresso Nacional promover um amplo debate sobre o desafio da questão fiscal para o enfrentamento da crise econômica mundial.
Secretaria de Relações Institucionais
Berzoini deve tomar posse na próxima terça-feira (01/04), às 11 horas, como ministro das Secretaria das Relações Institucionais, de modo a melhorar o diálogo entre o Executivo com o Congresso Nacional; a presidente Dilma Rousseff pretende ainda mover a atual ministra de SRI, Ideli Salvatti, para a pasta da Secretaria de Direitos Humanos.
Fonte: Contatos Assessoria Parlamentar



