Na última semana, no dia 22/7, os diretores do Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais em Goiás (SINPRF-GO), Renato Dias e Paulo Afonso, estiveram reunidos o Superintendente Regional da PRF em Goiás, Inspetor Júlio Sézar Gomes Ferreira, para apresentar o projeto da FenaPRF denominado de ROD SINDICAL, sob a coordenação do diretor de relações de trabalho da Federação, Marcos Khadur, que também estava presente e acompanhado do colega PRF Lima, do SINPRF/MS.
Segundo Khadur, o ROD SINDICAL tem por objetivo fazer um levantamento, uma espécie de raio-X, das condições de trabalho do servidor, em especial da atividade fim. "A gente vai para dentro do posto e faz avaliações de toda a estrutura, analisando se há, por exemplo, rachaduras, infiltrações, goteiras; como está conservação de viaturas, equipamentos de segurança; entre outros aspectos. A equipe faz também teste de coliformes na água disponível no posto e teste de ruídos, dentro e fora do prédio, para realmente avaliar as condições as quais o PRF está submetido", explica o coordenador.
Após o levantamento, é feito um relatório minucioso com todos os dados que foram coletados. O diagnóstico dos postos de cada região é entregue ao presidente do Sindicato do estado e ao Superintendente Regional. A proposta é que, em conjunto, a Superintendência e o Sindicato possam estudar quais são as melhores medidas a serem tomadas, a curto e longo prazo, para sanar possíveis problemas apresentados.
Além desse trabalho, o ROD SINDICAL também proporciona o contato da FenaPRF com os filiados da base. "O presidente da Federação, Pedro Cavalcanti, quer que a entidade vá para campo e ande o Brasil, justamente para estarmos mais próximos dos PRFs e mostrar que a FenaPRF existe e atua. O projeto é mais um instrumento de comunicação que estamos criando com o servidor", pontua Khadur.
ROD SINDICAL em Goiás
Entre os dias 23 a 27 de julho, a FenaPRF e o SINPRF-GO percorreu todos os postos PRFs do Estado de Goiás para realizar o projeto ROD SINDICAL. O presidente do SINPRF-GO, Renato Dias, acompanhou o coordenador do projeto, Marcos Kahdur nas visitas aos postos PRFs de Goiânia, Catalão, Morrinhos e Itumbiara. Por sua vez, a diretora Kênia de Oliveira participou dos levantamentos realizados nos postos de Anápolis, Jaraguá, Uruaçu e Porangatu. O coordenador do ROD SINDICAL finalizou as visitas pelos postos de Rio Verde, Jataí e São Simão, sendo recebido pelos colegas Santos, Frank, Luciano e Passos.
O relatório será desenvolvido nos próximos dias e será repassado ao presidente do SINPRF-GO. "Com o relatório final em mãos, pretendemos analisar todas as possíveis causas que possam prejudicar as condições de trabalho do PRF, juntamente com o Superintendente Regional, e procurar os meios necessários para fazer os ajustes. Sabemos que o principal fator a ser superado é a falta de efetivo, o que é preocupante, pois o governo tem se demonstrado insensível com as nomeações. De qualquer forma continuaremos a trabalhar para ajudar a construir uma solução para esse imbroglio, bem como nos demais problemas diagnosticados com o ROD SINDICAL que afetam diretamente as condições de trabalhos dos nossos filiados. Já sabemos que a exposição continuada ao barulho e ruídos reduz a audição e provoca "zumbidos", motivo pelo qual muitos colegas apresentaram esse problema. De posse do relatório, iremos contratar um engenheiro do trabalho para emitir o laudo, após percorrer também todos os postos de trabalho. Nossa preocupação é com a segurança e saúde dos servidores. Por fim, agradecemos a visita da FenaPRF, na pessoa do Diretor de Relações de Trabalho Khadur, por nos apresentar e disponibilizar essa ferramenta importante que é o ROD SINDICAL" analisa Renato Dias.
Iniciado em março de 2013, o ROD SINDICAL já foi realizado nos estados de Goiás, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Alagoas, Mato Grosso e iniciou os trabalhos em Mato Grosso do Sul. O objetivo é alcançar os mais de 400 postos PRF em todo o país.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Fonte: SINPRF-GO












