Filiado à: FENAPRF

SINPRF

Font Size

SCREEN

Profile

Layout

Menu Style

Cpanel

SINPRF-GO cobra da Unimed explicação para falta de atendimento em unidades do interior do Estado

Prezados sindicalizados do SINPRF-GO,


Nos últimos dias alguns sindicalizados e seus dependentes, residentes no interior do Estado, usuários do plano de saúde Unimed-Goiânia Regional, relativo ao contrato empresarial entre a empresa e este sindicato, estão passando por grandes aborrecimentos pelo fato de que não estão sendo atendidos nas unidades de saúde de suas cidades.

 

 

Diante disso, o SinPRF-GO procurou se informar junto à Unimed e saber o por quê disso estar ocorrendo.


Inicialmente, a informação que nos foi repassada é que uma norma da ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar que regulamenta e fiscaliza os planos de saúde no país - , que passou a vigorar neste mês, proíbe o atendimento de usuários dos planos fora dos municípios de abrangência constantes nos contratos.

 

Pela urgência da situação, solicitamos uma reunião com uma representante da Unimed para nos explicar detalhadamente essa mudança nos procedimentos da operadora do referido plano de saúde. Assim, realizamos a reunião na última quinta-feira (11/09/2014).

 

A representante da Unimed nos informou que na realidade o não atendimento de usuários do plano no interior é devido a uma mudança no sistema da própria empresa, que de agora em diante será feito totalmente pela internet, e que quando se passa o cartão do usuário do plano, o sistema identifica quais cidades são abrangidas pelo respectivo contrato.

 

O Presidente do SinPRF-GO, Renato Dias, questionou se o sindicato ou os próprios usuários do plano havia sido notificado com antecedência, visto que alguns usuários residentes no interior fazem tratamento de saúde de natureza contínua e que não podem de maneira alguma ser interrompido o tratamento. A resposta da representante foi que realmente houve essa falha, que nem o sindicato nem os usuários do plano foram notificados.

 

Outra pergunta do Presidente foi se, como não houve notificação, os valores referentes aos pagamentos das mensalidades do mês de setembro seriam devolvidos. Isso ela não soube responder e disse que iria consultar a empresa.

 

O Diretor-Financeiro do SinPRF-GO, Paulo Afonso, alegou que apesar de o contrato Plano Unimed-Goiânia Regional indicar quais cidades são abrangidas pelo atendimento médico-hospitalar e exames, temos planos com mais de vinte anos de contrato e que sempre houve atendimento para os usuários do interior e, portanto, entende que isso por si só sinaliza como um benefício contratual firmado tacitamente.

 

A Representante da Unimed disse que o atendimento para os usuários do interior era uma concessão e que, por não estar previsto textualmente no contrato, acredita que não se tornaria uma obrigação contratual, mas que vai passar ao departamento jurídico da empresa o entendimento do Diretor Financeiro.

 

Para sanar o problema, o Diretor Financeiro sugeriu a migração do plano regional para o plano estadual (UNIESTADUAL), sem alteração de valores e mudanças de faixas etárias. A Representante da empresa disse que também repassaria essa sugestão para análise da empresa. Contudo, sugeriu que os usuários poderiam continuar com o Plano Regional (Goiânia) já que a maioria das pessoas procuram as unidades de saúde da capital ao invés das do interior, e, em caso de atendimento de urgência ou emergência o atendimento é em todo o território nacional.

 

Na sexta-feira (12/09/2014), a diretoria do SinPRF-GO se reuniu e um dos principais pontos da pauta era o assunto acima exposto. Ficou decidido que o sindicato vai consultar um advogado para ver se é viável entrar com uma ação para decidir a questão.

 

O Sindicato vai realizar no menor tempo possível o levantamento para saber quantos usuários estão sendo prejudicados pela mudança dos procedimentos da Unimed e procurará uma melhor solução para o que problema seja, ao menos, amenizado.

 

Todavia, até que o problema seja resolvido, sugerimos aos sindicalizados que analisem a possibilidade de mudança do Plano Regional (Goiânia) para o Plano Uniestadual (abrangência de todo o Estado de Goiás e também do Estado de Tocantins) ou mesmo para o Plano Nacional.

 

Caso o usuário entenda que a diferença do valor é pequena, pensamos que ele poderia fazer a migração. O problema maior vai atingir os usuários que estão nos planos mais antigos e com faixas etárias de pessoas com maior idade que, com certeza, pagariam um valor muito maior do que estão pagando atualmente.

 

Para realizar a pesquisa de valores de outros planos, acesse o link http://sinprfgo.org.br/index.php/servicos/convenio-unimed, mande e-mail ou ligue para o sindicato.

 


Att;

Diretoria do SinPRF-GO.

Aposentadoria Especial

Audiência Pública

ENDEREÇO E TELEFONES

Rua 32, nº 663, QD. A-20, Lote 20
CEP: 74.805-350 Jardim Goiás - Goiânia

Geral: (62) 3233.6502 / 6100

 

Secretaria:  (62) 9 9619.2834  -  VIVO
                   (62) 9 8280.5675  -  TIM
Financeiro:  (62) 9 9969.2509  -  VIVO
Gerência:    (62) 9 9653.7641  -  VIVO

 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

De segunda a sexta-feira
das 08h às 17h

Não fechamos para almoço.