O Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais em Goiás (SINPRF-GO) aderiu à campanha Outubro Rosa, que visa à conscientização das mulheres e da sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
O movimento popular é comemorado em todo o mundo. O nome Outubro Rosa remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.
Infelizmente, pesquisas mostram que muitas mulheres ainda desconhecem a importância dos exames preventivos, ou não lhes dão a devida importância, ou ainda não têm a regularidade de fazê-los. O diagnóstico precoce é essencial para a luta conta o câncer de mama. Quanto mais cedo ele for detectado, mais fácil será curá-lo. No estágio inicial da doença, as chances de cura chegam a 95%, segundo a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama).
No Brasil, cerca de 50 mil mulheres são diagnosticadas com câncer de mama por ano. A doença é o segundo tipo de câncer mais frequente entre as brasileiras e leva à morte, por ano, cerca de 12 mil mulheres, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer. É o tumor que mais mata as mulheres no país.
"A ideia é estimular as mulheres PRFs e todas as mulheres goianas a se prevenirem e realizar os exames regularmente. Além disso, incentivar os homens a se preocuparem e informar suas mães, esposas, irmãs e filhas sobre a questão. A iniciativa pode salvar vidas", aponta o presidente do SINRF-GO, Renato Dias.
Fonte: SINPRF-GO



