Assim como aconteceu no último mês, no qual foi realizada a campanha do Outubro Rosa contra o Câncer de Mama, o SINPRF-GO adere agora ao Novembro Azul, movimento mundial de conscientização sobre o câncer de próstata, que objetiva combater a doença e, principalmente, motivar a população masculina a fazer exames preventivos, destacando a importância do diagnóstico precoce.
Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) mostram que este é o sexto tipo mais comum de câncer no Brasil e o segundo mais frequente em homens, após os tumores de pele. Em 2013, foram identificados mais de 60 mil novos casos da doença.
Considerada uma doença da terceira idade, devido ao fato de três quartos dos casos ocorrerem em homens acima dos 60 anos, o câncer de próstata pode demorar a se manifestar, o que exige exames preventivos constantes para não ser descoberto em estágio avançado e potencialmente fatal.
Como forma de prevenção é recomendado que todos os homens, a partir dos 50 anos façam o exame de toque retal. Aqueles com maior risco da doença (história familiar, raça negra) devem procurar o urologista a partir dos 45 anos. Descoberta na fase inicial, a doença, quando tratada, tem baixa mortalidade.
Com informações da Agência Brasil



