O diretor presidente do SinPRF/GO, Renato Borges Dias, e o diretor jurídico Marcelo de Azevedo participaram da reunião do Superintendente e do Chefe da SPF com os Chefes de Delegacias na última quinta-feira (11), na cidade de Porangatu/GO, sede da 7a. DelPRF.
Os dirigentes sindicais reiteraram o compromisso de fiscalizar e zelar pelo cumprimento da jornada de 40h semanais, seja nas atividades na Regional, seja em missões fora. Na escala a jornada é também de 40h semanais, com 7 plantões com folga de 24h no oitavo plantão se houver. A folga será de acordo com a chefia sem prejudicar o serviço e os colegas. O SinPRF/GO aproveita para informar mais uma vez que os policiais não são obrigados a trabalhar mais de 40h semanais em operações e missões em outras Regionais e nem no Estado. Evitando assim, retornar para a sua lotação com créditos de muitas horas. Caso ocorra a extrapolação de jornada, a compensação deve ser feita no decorrer da operação de preferência. Mas, até um limite tolerável de horas de crédito, a compensação também será feita na unidade de lotação do servidor. Afinal, todos trabalham para a mesma instituição: a PRF!
A preocupação de todos é de evitar o desgaste físico e emocional tanto do servidor convocado como do colega que fica com a sobrecarga de trabalho no seu posto de trabalho.
Na mesma reunião foi exposto a necessidade de reivindicar, de forma uníssona, por mais efetivo e por novas viaturas. O SinPRF/GO solicitou também ao Superintendente para que todos os postos e viaturas sejam dotados de fuzil 556, após a devida capacitação dos policiais. O presidente Renato Dias expôs aos presentes a necessidade de inovar no sentido de se adquirir viaturas blindadas parcialmente, bem como blindar os postos. O que já foi tratado com o CGA/DPRF de firma preliminar e superficial.
O Superintendente anunciou que em parceria com as concessionárias Concebra, MGO e Galvão, vários equipamentos foram adquiridos, e iniciarão já as reformas dos postos.
Alguns chefes de delegacia externaram as suas preocupações com a saúde do servidor que labora em regime de escala, alegando que muitos já estão cansados e doentes. Segundo os chefes a escala recomendada pelo CGRH é a do ciclo de 28 dias, tendo uma folga de 24h somente a cada 3 ciclos. A orientação na ANPRF é de reduzir postos e colocar os policiais nas viaturas durante toda a escala.
O presidente do SinPRF/GO disse que o principal fator dessa sobrecarga e desgaste é a falta de um quadro de efetivo ideal para o bom e seguro exercício da atividade policial. Disse ainda que, a jornada e a escala pode ser debatida sim, desde que se tenha a ampla participação da categoria e do sistema sindical, reconhecendo que existe a necessidade de se ter vários tipos de escala de acordo com as peculiaridades de cada unidade. Sobre fechar postos é radicalmente contra, salvo em casos de segurança. Em Goiás a realidade das BRs 080, 414 e 070 demonstram o contrário. Tem é que abrir novos postos e delegacia.
No dia 12/12/14, já na sexta-feira, os dirigentes sindicais participaram da inauguração da nova sede administrativa da 7a. Delegacia em Porangatu, e em seguida se reuniram com o efetivo local.
Durante a reunião com o efetivo, o presidente Renato Dias fez vários esclarecimentos, atualizou a todos sobre as atividades sindicais em Brasília, falou da AGE e da campanha salarial, e se prontificou em retornar em janeiro na primeira quinzena para tratar da campanha salarial havendo interesse dos filiados. Já o diretor jurídico Azevedo explanou sobre as ações e demandas judiciais, reforçando a importância de todos se filiarem.
Por fim, os diretores agradeceram aos gestores pelo convide, em especial ao colega PRF Quinzani que deixa a chefia da delegacia de Porangatu/GO por razões familiares. Assume a chefia o colega PRF Júlio.
O SINPRF/GO aproveita para lembrar a todos que dia 20/12/14 haverá AGE no sindicato.
![]() |
![]() |
Fonte: SINPRFGO






