A PÚBLICA, Central do Servidor, se solidariza com o inspetor da Polícia Rodoviária Federal - PRF Altamiro Teles dos Santos que levou uma pedrada na cabeça durante o protesto dos caminhoneiros na BR-153, em Colinas do Tocantins, norte do estado, na noite de terça-feira (10/11).
Viver num estado democrático e social de direito pressupõe, antes de tudo, o respeito às instituições públicas e aos servidores públicos que exercem suas competências em razão de suas funções delegadas por lei ao representarem os órgãos públicos.
Os caminhoneiros de todo o país têm o direito de se manifestaram. Entretanto, não podem faltar com o respeito à própria democracia, que não se coaduna com agressões físicas iguais as praticadas contra o inspetor da PRF.
O servidor público cumpria, no exercício das competências decorrentes de seu cargo, a função de desimpedir a via pública obstruída por pneus incendiados, quando foi atingido por uma pedrada, o que lhe causou danos físicos, conforme noticiado pela imprensa nacional.
Ninguém pode olvidar que o servidor público também é cidadão brasileiro e merece respeito como qualquer outro cidadão. As discordâncias ideológicas e políticas, das quais resultam manifestações como as dos caminhoneiros em todo o país, não podem ser transformadas em palcos de guerra. Se um dos argumentos apresentados pelo movimento é justamente a construção de uma nação melhor, que tal começar pelo respeito à integridade física dos seres humanos? Nunca é demais recordar que violência apenas pode gerar quadros negativos, os quais jamais poderão contribuir para consertar outros tipos de equívocos.
A PRF já demonstrou cabalmente em inúmeros exemplos Brasil afora a sua valorosa e imprescindível colaboração para o sucesso das políticas brasileiras de segurança pública e para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil.
A PÚBLICA – Central do Servidor defende a legítima manifestação dos caminhoneiros, mas também repudia com a mesma intensidade a violência praticada ou qualquer outra violência que possa vir a ser cometida. A PÚBLICA tem orgulho da PRF, patrimônio de todos os brasileiros. Democracia, sempre! Violência, jamais!
NILTON PAIXÃO
Presidente da PÚBLICA



