Goiânia - O Hemocentro de Goiás está fazendo um apelo em busca de doadores de sangue. Segundo o diretor administrativo da unidade, Arione José de Paula, o estoque está baixo e é preciso abastecê-lo visando, especialmente, o feriado prolongado de Carnaval.
Atualmente o Hemocentro é responsável por atender toda a rede pública de Goiás. Segundo levantamento dos anos anteriores, o período de Carnaval requer cerca de 500 bolsas de sangue para atender toda a demanda. O estoque, hoje, conta com apenas 140.
Airone diz que os doadores costumam se afastar do Hemocentro nos períodos de festividade, o que contribui para redução do estoque. "É exatamente por isso que estamos fazendo um apelo, para que os doadores passem pelo Hemocentro até sábado (10/2), ao meio-dia", informou.
A unidade de saúde também está realizando ações itinerantes em busca de novos doadores. O ônibus, com toda a estrutura necessária para coletar bolsas de sangue, esteve na Base Aérea de Anápolis na terça-feira (6) e nesta quarta-feira visita o município de Aparecida de Goiânia.
"O sangue não tem substituto e não se compra em farmácia. Ele é ímpar, único e salva vidas. Por isso esse gesto de carinho, amor e solidariedade é importante", completou o diretor administrativo do Hemocentro.
Para ser um doador é preciso ter boas condições de saúde, pesar acima de 50kg e ter entre 16 e 69 anos de idade. O Hemocentro de Goiás fica na Avenida Anhanguera, nº 5.195, Setor Campinas. Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, e no sábado das 7h30 às 12h.
Além do Hemocentro, o Hospital de Urgências de Goiânia - Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) também possui estrutura para receber doadores. A unidade fica na Avenida Anhanguera, nº 14.527, Setor Santos Dumont. Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30, e no sábado das 7h às 12h.
Fonte: Jornal A Redação



