Nesta última quinta-feira (07/03) foi realizado um evento na sede do SINPRFGO em comemoração ao Dia Internacional das mulheres, comemorado no dia 08 de março.
O evento foi organizado pela Subcomissão de valorização da mulher da SRPRFGO, que conta com a PRF Helena Cristina como Presidente.
Foram realizadas discussões de temas pertinentes ao protagonismo das mulheres na Polícia Rodoviária Federal e na sociedade, além de promover a integração entre as participantes de forma a contribuir para o bom desenvolvimento Institucional.
Participaram do evento cerca de 35 servidoras entre PRFs na ativa, lotadas na sede da SR e delegacias, aposentadas e Administrativas.
A PRF Helena Cristina abriu o encontro e destacou as dificuldades encontradas pelas PRFs no desenvolvimento de suas atividades funcionais, em especial nas atividades operacionais, tendo em vista se tratar de ambiente predominantemente masculino. Destacou a dificuldade que as mulheres encontram ao ter que deixar seus filhos pequenos em casa, sem a possibilidade sequer de amamentá-los. Lembrou da chance das mulheres sofrerem discriminação no ambiente de trabalho e da falta de estrutura própria nas UOPs e delegacias para atender as necessidades das servidoras. Citou as várias doenças psicológicas e físicas que afetam as mulheres, algumas delas devido às extensas jornadas na atividade policial.
O Superintendente da PRF em Goiás, insp. Álvaro de Resende Filho esteve presente na abertura do evento e destacou que a
equipe de gestão da SR trabalha para proporcionar às servidoras mulheres um ambiente saudável de trabalho e prima pelo respeito e integração de todos. O superintendente disse ainda que é prioridade em sua gestão a reforma ou construção de Unidades Operacionais e sedes de Delegacias visando proporcionar segurança aos policiais e ainda um ambiente adequado para o desenvolvimento do trabalho dos servidores, homens e mulheres. Citou o exemplo da sede da delegacia de Anápolis, que hoje se encontra instalada em containers e que não possuem estrutura adequada para receber as servidoras mulheres, mas que em breve será licitada a obra para a nova sede da delegacia. Por fim, parabenizou a organização do evento e se colocou a disposição para auxiliar no que for possível.
Participaram ainda da abertura do encontro os PRFs Lyzandro Onasses, Diretor Presidente do SINPRFGO e Marcelo Azevedo, Delegado Representante.
O presidente Onasses lembrou da luta histórica das mulheres em busca de seus direitos, falou da importância do movimento feminista na conquista desses direitos e que esse tipo de encontro conta com o total apoio do SINPRFGO. Falou ainda da importância de se denunciar qualquer tipo de ataque ou discriminação sofrido pelas mulheres no ambiente de trabalho na PRF, como assédio moral ou sexual, e colocou a estrutura do sindicato, inclusive os escritórios de advocacia contratados, à disposição das servidoras para defendê-las em quaisquer tipo de discriminação ou ataques.
O PRF Marcelo Azevedo lembrou da luta e consequente conquista das mulheres PRFs ao direito de se aposentarem com 25 anos de contribuição, sendo 15 anos de atividade policial. Que o texto da Reforma da Previdência enviada ao Congresso Nacional pela equipe do Presidente Jair Bolsonaro busca a extinção desse direito conquistado igualando as condições de aposentadoria para homens e mulheres policiais civis da união ou dos estados. Que a Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais-Fenaprf e a UPB-União dos Policias do Brasil estão trabalhando em Brasília, caso a Reforma seja aprovada, para tentar garantir às mulheres policiais o direito a aposentadoria com menos tempo de contribuição em relação ao homem. Que a Fenaprf e UPB buscam ainda inserir no texto da Reforma uma Regra de Transição que atenue as perdas dos servidores e servidoras que se encontram em atividade.
Após a abertura os três convidados se retiraram, e o evento continuou com discussão de vários temas levantados pela equipe organizadora e de interesse das servidoras.
O SINPRFGO reafirma seu compromisso institucional na defesa dos Direitos de seus filiados e na busca incessante de tratamento igualitário e valorização da Mulher na PRF e na sociedade brasileira.



