Nos últimos quatro anos, 3.113 servidores do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) se aposentaram, segundo as contas da Associação Nacional dos Servidores da Previdência e da Seguridade Social (Anasps). Esse número corresponde a 10% dos servidores do órgão, que reúne 33 mil trabalhadores efetivos.
Cerca de oito mil na “fila”
O presidente da Anasps, Alexandre Barreto Lisboa, explica que a reposição dos servidores não foi no mesmo ritmo: “Claro que não tivemos a reposição compatível da força de trabalho. A situação só não se tornou crítica porque há mais de oito mil servidores que já adquiriram as condições de se aposentar e não fazem, porque terão perdas na sua renda”.
Números
De acordo com a associação, 1.187 se aposentaram em 2010, 911 em 2011 e 913 em 2012. Este ano, até junho, foram 102 aposentadorias. A associação argumenta que não sabe como o órgão conseguiu manter padrões de produtividade e de eficiência numa rede de 1.500 unidades de atendimento, das quais 1.401 fixas, 85 para demandas judiciais e duas de teleatendimento, cinco móveis e flutuantes, 60 milhões de segurados e 31 milhões de beneficiários. Segundo o presidente da associação, o INSS já chegou a ter 55 mil servidores.
Governo insensível
A Anasps argumenta que o Ministério do Planejamento se mostra insensível às reivindicações da categoria. E que as agências têm recorrido à mão de obra de estagiários, por falta de servidores concursados.
Fonte: Jornal de Brasília