A Polícia Rodoviária Federal flagrou o motorista reserva de um ônibus viajando no bagageiro do veículo, em Uruaçu, no norte goiano. Deitado em um colchão, ele seguia sem nenhuma forma de segurança (veja vídeo). O ônibus foi liberado após o homem ser acomodado em uma poltrona do veículo.
A ação da PRF aconteceu durante o final de semana, na BR-153. Desta vez, o foco era checar as condições em que passageiros viajam.
Nos vários ônibus abordados, problemas se repetiam. O principal deles é quanto ao cinto de segurança, que, na maioria das vezes, não é usado. Em um veículo com dez passageiros, ninguém estava com o item de segurança. “Nunca aconteceu nada, nunca coloquei também, é a primeira vez”, confessa o estudante Vitor Felipe Vieira.
Policiais esclarecem que tanto motorista quanto passageiro possuem responsabilidade quanto ao uso do cinto. “Isso deve ser avisado pelo condutor do ônibus antes do início da viagem. Mesmo assim o passageiro tem que ter a responsabilidade, a iniciativa de colocar o cinto de segurança e permanecer usando o mesmo até o final da viagem”, informa o inspetor da PRF.
A falta de manutenção nos veículos também aumenta a insegurança de quem viaja. Um ônibus, por exemplo, foi autuado após a constatação de que ele rodava com limpador de para-brisa e para-choque em mau estado.
No entanto, há motoristas que trabalham com consciência da sua responsabilidade e checam todos os itens de segurança antes de partir. “Se estiver errado, não vou seguir porque estou irregular”, afirma Adelino de Melo.
Veja o video:
Fonte: G1