Este mês de março será de celebração e reflexão no Congresso Nacional sobre o papel da mulher na sociedade brasileira. Serão debates, palestras e atos políticos a favor da população feminina. A deputada Rosinha da Adefal, do PTdoB de Alagoas, fala da importância desses eventos:
"Temos muitas conquistas, temos muito mais mulheres nas universidades do que homens, ocupamos mais lugares de destaque na política, mas ainda temos muito o que conquistar. É um momento também de renovar as energias para continuar a luta."
A programação começa nesta terça-feira, quando deputadas vão defender a aprovação da proposta que permite aposentadoria especial para mulheres policiais, desde que elas contribuam 25 anos para a Previdência Social e estejam há pelo menos 15 anos na carreira. Também na terça, a igualdade de gênero, ou seja, entre homens e mulheres, vai estar no foco, com o lançamento de uma cartilha e uma palestra.
Outro evento de destaque é a premiação do concurso de curta-documentário sobre a Lei Maria da Penha. Será nesta quarta-feira, às seis da tarde. Esse concurso envolveu vídeos feitos por estudantes de 14 a 18 anos de todo o país. Seis deles serão premiados. A deputada Rosinha da Adefal, do PTdoB de Alagoas, destaca que a iniciativa nasceu de uma investigação que o Congresso Nacional fez em uma CPI sobre a violência contra a mulher no país.
"O concurso é resultado de uma das solicitações da CPMI, de que a gente possa colocar a Lei Maria da Penha, essa questão de gênero, na verdade, como uma discussão sempre presente nas escolas. "
No dia 18, acontecerá o lançamento de um documento que tem o objetivo de aumentar a quantidade de mulheres em cargos de poder. Um dia depois, será a vez das trabalhadoras apresentarem uma lista de reivindicações e de propostas de leis que consideram prioritárias.
A programação do dia 19 traz também o lançamento de campanha do Tribunal Superior Eleitoral para incentivar a participação feminina na política. Em outra frente, será feito um debate, no dia 20, sobre a estrutura do Congresso Nacional que tem como meta garantir a igualdade entre homens e mulheres. A participação feminina no poder Legislativo ainda vai ser tema de um curso online. As inscrições começam em 26 de março.
Quem quiser mais infomações sobre o Mês da Mulher no Congresso Nacional pode acessar o site: www.camara.leg.br.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Ginny Morais