Comando de Saúde revela: Obesidade, excesso de trabalho e uso de álcool – o diagnóstico dos caminhoneiros em Goiás
A Polícia Rodoviária Federal realizou hoje (28/11) a terceira edição, em 2012, do Comando de Saúde nas Rodovias. No Posto PRF de Guapó, 157 caminhoneiros foram abordados e realizaram aproximadamente 30 exames, avaliações e orientações de saúde.
Os resultados desta edição apontam especialmente para problemas como excesso de peso, cardiovasculares e oftalmológicos. Praticamente dois terços dos motoristas estão com o índice de massa corpórea alterado (acima de 25), 28% apresentaram dificuldades de visão, mesmo usando óculos, enquanto 22% dos examinados apresentaram alteração de pressão arterial. Aproximadamente a metade dos motoristas declarou fazer uso rotineiro de bebidas alcoólicas. O excesso de carga horária também foi declarado por 48% dos caminhoneiros.
Dois casos de intercorrências servem de exemplo sobre a condição de saúde dos motoristas. Um homem de 55 anos declarou que não realizava uma consulta médica há dez anos. Nele, foi diagnosticada hipertensão arterial, além de alterações na glicemia. Ele teve que ser medicado no local e só foi liberado após nova avaliação médica, horas depois. Outro caminhoneiro, de 42 anos, de Trindade, estava com menos de 20% de visão. Ele só pôde prosseguir sua viagem com outro motorista assumindo o volante.
Fonte: Comunicação PRF/GO