A qualidade de vida do trabalhador depois da aposentadoria foi tema em discussão na reunião da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) realizada na manhã desta quinta – feira (15). Aberta pelo presidente da comissão, senador Waldemir Moka (PMDB-MS), a audiência foi proposta pelo senador Paulo Paim (PT-RS). Participa, entre outros, a diretora da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), Cleuza Maria Faustino do Nascimento.
Conforme relatos feitos durante audiência destacou – se que a qualidade de vida dos aposentados do serviço público federal vem sendo cada vez mais rebaixada. Uma explicação para isso seria a redução da renda a partir da aposentadoria, momento em que os contracheques perdem 50% dos ganhos relativos ao valor das gratificações. Outra causa seria o expressivo aumento nas mensalidades dos planos de saúde da GEAP, detentora da maior parcela do atendimento a aposentados e servidores ativos.
O propositor da audiência, senador Paulo Paim (PT-RS), disse que o debate cumpriu seu objetivo de mostrar a realidade enfrentada pelos aposentados. Depois, fez apelo para que a GEAP e o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, também representados na audiência, levem em conta as dificuldades e reivindicações apresentadas pelos servidores: “Precisamos garantir a qualidade de vida dos aposentados, porque isso é uma questão de justiça” – disse Paim.
Fonte: Contatos Assessoria