O número de acidentes e de pessoas feridas caiu durante a festa de Ano Novo se comparado ao balanço do feriado no período de Natal nas rodovias federais que cortam Goiás. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no réveillon ocorreram 64 acidentes, com 65 feridos.
No Natal, foram 120 acidentes, com 79 feridos. O número de mortos foi o mesmo nos dois balanços: 5 vítimas.
O número de motoristas flagrados embriagados também caiu. Foram registrados 47 casos durante a passagem de ano, contra 64 no Natal. Mas o que chamou a atenção da PRF foi o número de autuações por excesso de velocidade, que subiu drasticamente.
Enquanto no Natal os radares nas BRs flagraram 1,5 mil condutores em alta velocidade, nos dias da festa de Ano Novo foram 3,2 mil casos, sendo 15% em altíssima velocidade. “Os radares flagraram motoristas trafegando entre 160 km/h e 205 km/h”, informou o assessor de comunicação da PRF, Inspetor Newton Moraes, em entrevista à rádio CBN Goiânia.
EXTINTOR
A PRF realizou na manhã de ontem uma fiscalização na BR-153, em Goiânia, para saber se os motoristas já realizaram a troca do extintor. Segundo a nova legislação, o equipamento com carga BC utilizado até o fim do ano passado precisa ser trocado por um com carga ABC, que é mais potente.
Pelo menos 100 condutores foram parados e somente três apresentaram problemas com o extintor, de acordo com a PRF. Dois estavam com o novo equipamento, mas com a data de validade vencida, e o outro condutor estava com o extintor antigo. A multa por trafegar com o extintor BC é de R$ 127,69, somada à perda de cinco pontos na CNH.