Filiado à: FENAPRF

SINPRF

Font Size

SCREEN

Profile

Layout

Menu Style

Cpanel

03/12/15 - Seminário da PÚBLICA quer formar lideranças para a Cidadania

Ocorreu no dia 19 de novembro, o “I Seminário de Formação de Lideranças da PÚBLICA”, em Campinas, no Auditório do Salão Vermelho, da Prefeitura Municipal.

 

O evento foi idealizado e executado para gerar oportunidade de assimilação de novos conhecimentos a respeito do atual momento da sociedade brasileira, por parte de dirigentes e ativistas do setor sindical e associativo de servidores públicos.

 

A premissa da Central do Servidor, a PÚBLICA, é que deve ser construída uma sintonia mais harmônica entre as aspirações do movimento dos servidores públicos, e as aspirações de cidadania da sociedade como um todo. E o ponto principal de convergência é um esforço conjunto de colocar na pauta do país a atual situação dos serviços públicos e a busca do seu fortalecimento, assim como o aumento da eficiência do aparelho do Estado.

 

Estes pontos, assim como avanços nas boas práticas de transparência e apoio às campanhas de anti-corrupção, foram questões presentes em muitas abordagens ao longo do dia. Sendo que a busca por evitar o mau uso dos recursos públicos entra não necessariamente como viés moralizante, mas sim como auto-regulação necessária na estrutura pública e monitoramento social.

 

Palestrantes Convidados

 

Na parte da manhã, o tema “A Nova Política, A Nova Gestão Pública” foi abordado pelo Professor Fernando Coelho, da USP e da Escola de Política e Sociologia, especialista em Administração Pública.

 

Sua ênfase foi na eleição de novos valores republicanos para a gestão pública, demandados desde as manifestações de rua de junho de 2013, em contraposição às tradições brasileiras na política baseados no patrimonialismo, clientelismo e coronelismo. Para este avanço, segundo ele, é preciso quebrar paradigmas culturais.

 

Ainda pela manhã, o ex-Ministro do TSE Joelson Dias abordou o tema “Sociedade da Transparência e da Ficha Limpa”. Pode discorrer neste assunto a correspondência entre o que a população deseja dos governantes, mas também das organizações da sociedade, inclusive dos próprios sindicatos.

 

Na sua visão, a lógica social precisa se sobrepor à lógica do capital, onde muitas vezes aquilo que se diz privado, é apenas uma forma terceirizada de usar os recursos públicos sem transparência ou para finalidades de compadrio.

 

Palestras da Diretoria da PÚBLICA

 

Na parte da tarde, Diretoria da PÚBLICA ocupou-se de temas considerados fundamentais para serem apropriados e inclusos nas manifestações da Central do Servidor, seja para público interno ou externo.

 

O Vice-Presidente Amauri Perusso fez exposição sobre o atual comprometimento do Orçamento Público com o pagamento da Dívida Pública. E que esta situação impede de o Poder Público entregar o desenvolvimento social e econômico necessário para a população, privilegiando o chamado “rentismo”. A ser ver, é preciso uma discussão serena e transparente sobre uma auditoria técnica e independente desta dívida pública, que em seu passado acolheu diversos tipos de títulos emitidos, nem sempre com a devida verificação.

 

Já o Vice-Presidente José Gozze, em conjunto com o Diretor Financeiro Aires Ribeiro, convidaram os dirigentes e ativistas presentes, a darem um basta ao silêncio dos servidores diante do colapso e sucateamento das repartições e instituições públicas nas quais trabalham. Apresentaram casos diversos, e impactantes, de servidores inseridos em prestação de serviços ao cidadão sem estrutura nenhuma, na beira do risco da responsabilidade civil e criminal. Foram mostrados casos no Poder Judiciário e em Hospitais. Segundo eles, o desnudamento destas situações deve ser vocalizado para a sociedade e a imprensa, de forma a perceberem que os servidores de forma alguma estão em conformidade com estes descasos.

 

O Presidente Nilton Paixão expressou seu contentamento com os rumos tomados pela PÚBLICA, pela surpresa positiva que sua filosofia vem despertando em diferentes segmentos sociais, representativos, parlamentares e políticos. E que acredita que, com naturalidade pouco a pouco, servidores de diversos segmentos, perceberão que a PÚBLICA enquanto central sindical é sua casa, com acolhimento multipartidário, baseado nas afinidades, na busca de uma prestação de serviços melhor do Estado a todos, especialmente a quem mais precisa, segmentos desfavorecidos economicamente.

 

O Secretário Geral da PÚBLICA , Antonio Carlos Fernandes Jr, fez uma convocação aos sindicatos presentes, de agilizarem sua adesão junto ao Ministério do Trabalho, consolidando a perspectiva de um 2016 com uma organização forte e com recursos.

 

Posse da Executiva de São Paulo

 

Ao final do Seminário de Formação de Lideranças, foi dada posse à primeira Executiva Estadual da PÚBLICA totalmente estruturada, formada no Estado de São Paulo.

 

Estas estaduais terão um papel fundamental em protagonizar nas suas regiões, a reprodução do trabalho desenvolvido em âmbito nacional. Buscarem novas adesões, serem a interface de relação política e social no seu contexto geográfico e levarem adiante a Campanha “Pública pelo Público”.

 

O empossado da PÚBLICA SP é José Flamino Leme, Presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Itu.

 

Fonte: Portal da PÚBLICA

ENDEREÇO E TELEFONES

Rua 32, nº 663, QD. A-20, Lote 20
CEP: 74.805-350 Jardim Goiás - Goiânia

Geral: (62) 3233.6502 / 6100

 

Secretaria:  (62) 9 9619.2834  -  VIVO
                   (62) 9 8280.5675  -  TIM
Financeiro:  (62) 9 9969.2509  -  VIVO
Gerência:    (62) 9 9653.7641  -  VIVO

 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

De segunda a sexta-feira
das 08h às 17h

Não fechamos para almoço.