Filiado à: FENAPRF

SINPRF

Font Size

SCREEN

Profile

Layout

Menu Style

Cpanel

25/07/13 - Veículos de Goiás devem ter novas placas com lacre e código de barras

Estado é o 9º do país a se adequar às novas regras para emplacamento.

Custo para proprietário deve ser de R$ 170,00 e pode vir junto ao IPVA.

Proprietários de motos e carros em Goiás terão de reemplacar seus veículos. O estado é o 9º no país a se adequar à portaria 272 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), publicada em 2007, que estabeleceu novas regras para o emplacamento e passou a exigir a utilização de um código de barras e lacre rastreáveis.

Segundo o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran), o objetivo é dar mais segurança ao motorista já que os novos itens ajudam no combate a práticas criminosas como o roubo de veículos e clonagem de placas.

A substituição das placas deve ser feita em todos os carros e motos que circulam no estado, ou seja, em mais de 3,1 milhões de veículos. E essa renovação terá um custo, pago pelo proprietário do veículo. A previsão do Detran é que o emplacamento com os novos itens de segurança custe em média R$ 170,00.

Em 90 dias, quem for transferir ou emplacar carros e motos novos já terá de comprar a placa com lacre e código de barras. Para o restante dos proprietários, que já possuem o carro emplacado, o órgão ainda não definiu um cronograma para adequação à regra. Segundo o Detran, esse calendário só deve ser divulgado depois que a medida entrar em vigor para os novos emplacamentos, ou seja, daqui a três meses.

Porém, uma das possibilidades estudadas pelo departamento é que a troca seja feita por meio de um chamamento que concilie a substituição da placa com o pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). “Esse calendário vai demandar possivelmente 12 meses, ou até mais, para nós trocarmos a placa de toda a frota do estado de Goiás”, prevê o diretor de operações do Detran, coronel Sebastião Vaz.

Segundo a portaria, os veículos deverão ter suas placas lacradas à estrutura dos motos e carros. Esse lacre deve ser resistente e durável, além de possuir um sistema de informação que permita o rastreamento via web. Esse controle, com base no código do lacre, pode ser feito desde a fabricação, até a aplicação e descarte do item de segurança.

Roubo

Mesmo pesando no bolso, a medida foi bem recebida por quem já passou pelo trauma de ser vítima de um assalto. “Só pelo rastreamento em si já acho que é bem interessante. Fica mais fácil de localizar”, afirma a autônoma Liliane da Silva. Ela teve o veículo recuperado após um roubo e compareceu à Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos (Derfva) para retirar o caro.

Para o delegado titular da Derfva, Edson Carneiro, o novo modelo de emplacamento vai conseguir reduzir o número de crimes relacionados a veículos. “As empresas clandestinas que estavam fabricando placas para colocar em carros roubados vão desaparecer porque elas não têm o produto para fabricar essa placa”, afirma.

ENDEREÇO E TELEFONES

Rua 32, nº 663, QD. A-20, Lote 20
CEP: 74.805-350 Jardim Goiás - Goiânia

Geral: (62) 3233.6502 / 6100

 

Secretaria:  (62) 9 9619.2834  -  VIVO
                   (62) 9 8280.5675  -  TIM
Financeiro:  (62) 9 9969.2509  -  VIVO
Gerência:    (62) 9 9653.7641  -  VIVO

 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

De segunda a sexta-feira
das 08h às 17h

Não fechamos para almoço.