Acontece hoje (6/11) em todo país, o Comando de Saúde nas Rodovias, uma parceria do DPRF com o SEST/SENAT. Em Goiás, das 8h às 13h, o evento ocorrerá em Abadia de Goiás, no Km 84 da BR-060. O principal objetivo é avaliar e orientar os motoristas profissionais quanto ao seu estado de saúde.
Durante o evento, serão realizados exames físicos e laboratoriais, diagnosticando doenças pré-existentes, uso de medicamentos impróprios, pressão arterial, glicemia, colesterolemia, trigliceridemia, acuidade visual e auditiva, campo visual, força manual, grau de sonolência, dentre outros.
Objetivos do Comando de Saúde:
-Detectar fatores de risco à saúde dos trabalhadores em transporte;
-Educar e orientar os participantes com informações sobre a saúde e trânsito;
-Obter indicadores estatísticos sobre o perfil de saúde dos motoristas profissionais;
-Reduzir a incidência de acidentes nas rodovias.
A obtenção dos indicadores estatísticos servirá de base para desenvolvimento de políticas públicas voltadas para ações preventivas com a saúde do motorista e também da jornada de trabalho da categoria. Os Comandos são realizados simultaneamente em todo país, sendo um em cada estado, gerando um relatório regional e também um relatório nacional, que são encaminhados para a Divisão de Saúde em Brasília.
Obs: Levantamentos da PRF indicam números preocupantes com relação às pesquisas encontradas através dos Comandos de Saúde, como problemas cardíacos, hipertenção, diabetes, alto colesterol e problemas visuais. Outra preocupação está relacionada com a extensa jornada de trabalho que alguns profissionais do volante são submetidos. Somente neste ano, mais de duas centenas de motoristas foram interditados pela polícia porque já dirigiam com carga horária entre 15 e 20 horas, o que contraria a legislação e contribui para o aumento de acidentes.
Fonte: PRF/GO