A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou durante a tarde dessa terça-feira (10), entre as 16h e 23h, uma operação de combate ao uso de rebite, uma droga derivada de anfetaminas que estimula o sistema nervoso central fazendo com que ele tenha um ritmo mais acelerado de trabalho. A ação aconteceu na BR-153, no posto de Jaraguá, a 143 quilômetros de Goiânia.
Segundo a PRF, na operação foram abordados 58 veículos de cargas. Foram 45 notificações de multas por irregularidades diversas. De acordo com a corporação, 11 motoristas foram interditados por descumprimento da Lei da Jornada de Trabalho.
Na ação, um caminhoneiro foi preso. O homem, além de ser flagrado com rebite, transportava cerca de 250 gramas de cocaína. Conforme a PRF, todos os veículos retidos tiveram como motivo a jornada de trabalho e só serão liberados após o cumprimento do tempo de interdição que é de nove horas. Um motorista foi flagrado trafegando há 36 horas seguidas, com apenas 5 horas de parada.
Um ônibus com 11 mascates mineiros, vendedores de confecções no Pará, foi apreendido com várias irregularidades. Foi constatada falta de equipamentos obrigatórios, ausência de bancos, camas de madeira, além de estar em desacordo com a jornada de trabalho.
Conforme a PRF, nenhum deles tinha vínculo empregatício com o patrão. As ocorrências foram encaminhadas para a Superintendência do Trabalho e Emprego.
Fonte: Jornal O Hoje