Na última sexta-feira (22/8), a PRF realizou operação para combater o transporte irregular de passageiros que viajam entre Goiânia e Anápolis. Foram flagrados 39 veículos com diversas irregularidades: motoristas sem o curso específico para esse tipo de transporte, falta de equipamentos obrigatórios, como cinto de segurança e indicativo da alavanca para abertura das janelas em caso de emergência, disco do tacógrafo não preenchidos corretamente, alteração na quantidade de assentos permitidos para o veículo, além de excesso de lotação.
A PRF alerta que viagem entre Goiânia e Anápolis deve ser realizada com todos os passageiros sentados, já que não se trata de ônibus coletivo da região metropolitana de Goiânia, regra que, muitas vezes, não é respeitada pela empresa autorizada a executar o serviço.
Um fato causou surpresa para a polícia: depois de algumas horas de fiscalização, a empresa ordenou que os motoristas desviassem a rota original para fugir da fiscalização. Assim, os ônibus começaram a passar por outros municípios goianos, evitando a BR 060, o que causou grande transtorno para os passageiros, pois a viagem foi atrasada em mais de uma hora. Irritados, eles entraram em contato com a Central de Informações da PRF - 191, e denunciaram a situação. Após realizar um cerco, os veículos foram flagradas no trevo de Goianápolis, com grande excesso de lotação, já que acreditavam estar longe do alcance da polícia.
A ação ocorreu das 14 às 23 h. Os passageiros em excesso foram transferidos para outros veículos e alguns ônibus seguiram até a rodoviária de Anápolis escoltados pela polícia.
Fonte: PRF-GO