Uma operação de combate ao crime ambiental apreendeu 300 m³ de madeira ilegal entre quinta-feira e sexta (17 e 18/9) na BR-153, em Porangatu. A ação foi realizada pela Polícia Rodoviária Federal, em conjunto com o Ibama. Dos 23 caminhões fiscalizados, 12 foram apreendidos pelo transporte irregular de mercadoria.
Segundo a PRF, a operação foi deflagrada após uma série de apreensões de madeira realizadas entre Porangatu e Uruaçu, no Norte do Estado. A mercadoria apreendida durante a fiscalização flagrou cargas sem nota fiscal e sem autorização ambiental para o transporte.
Em outros casos, o motorista chegou a apresentar as documentações, mas a carga autorizada pelo órgão ambiental não correspondia com aquela que estava sendo transportada. A quantidade descrita na nota também era inferior ao que estava no caminhão. Alguns motoristas apresentaram notas fiscais e autorizações ambientais falsas.
Além da madeira, os agentes apreenderam 100 m³ de carvão vegetal sendo transportados de maneira irregular, configurando também o crime ambiental. Os responsáveis pelo transporte da carga foram autuados. A pena prevista é de detenção de seis meses a um ano, além de multa. Os veículos e a carga apreendida foram conduzidos para o pátio do Ibama, em Goiânia.
Fonte: A Redação