Mais de uma tonelada de pescado ilegal foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na tarde de terça-feira (27/10), em um trecho da BR-060 que passa por Rio Verde. A carga era transportada em um ônibus que tinha 24 passageiros.
O flagrante ocorreu durante uma fiscalização de rotina, quando os policiais abordaram o veículo e constataram algumas irregularidades. Segundo a PRF, o grupo saiu de Uberlândia (MG) e tinha como destino um rio, próximo a Cuiabá (MT), onde passaria dez dias pescando.
De acordo com o grupo, formado em sua maioria por idosos, a viagem ocorre há cerca de cinco anos como forma de lazer, e as pessoas alegaram que não sabiam que estavam cometendo crime ambiental. O pescado estava armazenado em vários refrigeradores e caixas de isopor.
Os passageiros do ônibus foram encaminhados à Central de Flagrantes, em Rio Verde. Um senhor de 69 anos, responsável pela viagem, assumiu a responsabilidade pela ação. Ele foi detido e terá que pagar fiança de um salário mínimo para ser liberado.
A PRF informou ainda que a carga apreendida foi doada para cinco instituições de caridade. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) aplicou multa de R$ 60 mil por crime ambiental, em função de pesca predatória. A outra multa de R$ 10 mil foi executada pela PRF devido às irregularidades presentes no ônibus.
Fonte: A Redação