Com muita emoção e homenagens, familiares, amigos e colegas da Polícia Rodoviária Federal deram o último adeus ao PRF aposentado Manuel Souza da Cunha, o Inspetor Cunha, que faleceu na madrugada de terça-feira (20), aos 73 anos. O cortejo fúnebre foi acompanhado por motocicletas da PRF, da Polícia Militar e da AMT, que formaram uma cápsula de honra, além de outros veículos das instituições. No sepultamento, para homenageá-lo, as motos fizeram um túnel e acionaram as sirenes para a passagem do caixão.
Ao ser lembrado por diversos colegas, não faltaram bons adjetivos e referências à sua dedicação à PRF. “Para nós, ele é uma referência como ser humano e como policial, pelo seu amor incondicional pela PRF. Acredito que agora ele está ao lado de Deus, por sua bondade, alegria e amor. Uma pessoa que sempre semeou o amor.”, enalteceu o Inspetor Newton. O PRF Ailton Luiz, que trabalhou por 10 anos ao lado de Cunha no corpo de motociclistas da instituição diz que “O que chamava atenção no Cunha é a solidariedade, pensava antes no colega do que nele próprio. Além da paixão pelo trabalho, nunca vi alguém ter tanto prazer no que fazia”, conta. “A PRF está em luto. Fica a saudade e um exemplo de dedicação e esmero profissional.”, exaltou o presidente do Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais em Goiás (SINPRFGO), Felisberto Tavares.

Cunha foi o 3º motociclista oficial da 1ª SRPRF/GO e ao longo de sua carreira na PRF fez mais de 500 escoltas a autoridades do Brasil e do mundo. Recebeu dezenas de homenagens pelos anos de trabalho e instruiu mais de 300 policiais a serem motociclistas. Ficou 39 anos na instituição, sendo oito a mais do que deveria. “Aposentou-se na compulsória e contra a sua vontade. Ele dedicava-se o tempo todo com muita disposição e passava a todos este enorme entusiasmo. Sinto muito tristeza neste momento de muita dor diante do seu falecimento.”, lamenta o vice-presidente do SINPRFGO, Renato Dias. “Cunha é e sempre será uma referência, não só para os policiais de Goiás, mas para todo o Brasill.”, afirma o Inspetor Tirso ao lembrar que Cunha foi instrutor de policiais de diversos órgãos como PRF, PF, PM, AMT no Estado de Goiás e por todo Brasil. O Inspetor Heleno, que viajou por todo o país junto com Cunha para instruir policiais a serem motociclistas lembra que “Ele sempre foi amigo de todo mundo, ele apadrinhava as pessoas. Conseguia isso por sua simplicidade. Uma perda grande a nossa.” Heleno ainda conta que mesmo depois da aposentadoria, Cunha ainda contribuía com os trabalhos da PRF, repassando informações e orientações.
Manuel Souza da Cunha foi enterrado na tarde de terça-feira (20), no Cemitério Parque Memorial de Goiânia.

Fonte: Comunicação PRF