![]() |
Na manhã desta quinta-feira, 21/03, o Coordenador-Geral de Planejamento e Modernização do DPRF, Daniel Costa, recebeu em seu gabinete o Presidente do SINPRF-GO, Renato Dias, que estava acompanhado do Delegado Representante do sindicato, Marcos Moura.
A reunião teve como pauta a reforma do Posto PRF Leônidas Sisterolli, localizado em Goiânia, na BR-060, saída para Anápolis. Caso o projeto executivo da reforma seja executado conforme fora licitado, grandes transtornos serão causados para os policiais lotados naquela unidade, bem como para os cidadãos portadores de necessidades especiais (PNE), tendo em vistas que alguns equívocos, apontados pelos policiais, tem sido motivo de grande insatisfação. A própria chefia reconhece a necessidade de adequação do projeto. Vale salientar que as atuais chefias não participaram dos estudos e elaboração do projeto, pois na época não eram detentores de tais funções. Da mesma forma, os servidores lotados no referido posto policial também não foram consultados sobre as necessidades do posto de trabalho.
Assim sendo, desde que o presidente Renato Dias foi procurado pelos seus colegas insatisfeitos com a reforma, várias reuniões foram realizadas na 1ª Superintendência com o intuito de encontrar uma solução sensata, legal e satisfatória para este imbróglio. Todos os envolvidos direto com o assunto têm participado das reuniões, tais como os chefes da 1ª Delegacia, Lyzando Onasses, da SAF, Marcelo Martins e do NUSEG, Tiago; os colegas da Licitação e Projetos, William, Pimentel e Fleury; os fiscais do contrato; o Superintendente e o substituto, Julio Sezar e Álvaro, respectivamente; além do proprietário da empresa responsável pela execução da obra, o Sr. Carlos Issa.
As principais modificações que merecem atenção são:
1. Construção dos banheiros para PNE na parte externa do posto, visando facilitar o acesso dos portadores de necessidades especiais, tendo em vista a dificuldade de acesso caso seja construído junto ao posto. Existe uma rampa com mais de 20% de inclinação, o que se torna um obstáculo aos PNEs, além de terem que atravessar as duas faixas de rolamento da rodovia, que tem um fluxo intenso de veículos;
2. Não fechar as garagens na lateral com parede e relocar a construção destas paredes para outro ponto, construindo salas de apoio logístico para os servidores;
3. Construir duas rampas de acesso das viaturas às garagens, interligando as pistas nos dois sentidos;
4. Relocar a construção da rampa de vistoria, que no projeto atual consta a sua construção no canteiro central, junto ao estacionamento privativo dos servidores;
5. Manter a estrutura física do posto, evitando demolições internas, pois para melhor segurança e visibilidade de dentro para fora, o ideal é manter a estrutura atual. A estrutura proposta no projeto reduz a visibilidade interna.
Após expor todos os detalhes ao Coordenador-Geral Daniel Costa, o mesmo se comprometeu em colaborar com as adequações necessárias, desde que o Superintendente Julio Sezar concorde com as alterações. Caso seja necessário um aditivo, após todas as minutas terem sido submetidas à apreciação da AGU/GO, o coordenador disse que não há problema com alocação de recurso financeiro para ajustar o projeto. Daniel Costa orientou ainda para detalhar as alterações nas minutas e fazer todos os ajustes necessários contratuais.
O presidente Renato Dias agradeceu a atenção da CGPLAM e se comprometeu em trabalhar em conjunto com os gestores da Regional de Goiás no sentido de colaborar com as ações junto a AGU.
Fonte: SINPRFGO

